Amizade & Política

Amizade & Política
Vice-presidente da República Michel Temer e vereador Chico Saad

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Chico Saad destaca importância do escotismo na formação do caráter

O vereador Chico Saad (PMDB) enalteceu o movimento escoteiro como instrumento para formação do caráter das crianças e jovens, durante solenidade promovida pela Câmara de Taubaté no dia 23, sob presidência de Luizinho da Farmácia (PR).
Três escoteiros e três escotistas foram homenageados pelo Legislativo taubateano, sobre os quais Chico Saad asseverou: “Grandes são os feitos realizados pelos escoteiros e as pessoas que aqui são homenageadas. Desejo de todo coração que todos os homens públicos, assim como eu, persigam os ideais escotistas. O mundo será melhor para todos.”
Chico Saad mencionou que o jovem, ao entrar para um grupo escoteiro, recebe instruções básicas sobre as leis escoteiras e toma conhecimento da história da fundação do escotismo, até estar apto a fazer sua promessa escoteira.
Em 1907, o tenente-general do Exército Britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell criou o escotismo na Inglaterra, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das crianças e jovens, e seu êxito superou a educação tradicional.
“Baden-Powell ensinou a todos a importância do amor ao próximo e a necessidade da consciência de se defender o meio ambiente, pelo bem da subsistência do próprio ser humano”, sublinhou Saad.
Nos 216 países em que está presente, o escotismo conta com cerca de 30 milhões de pessoas entre crianças, jovens e adultos. Em Taubaté, movimento onde o escotismo teve início em 1952, há seis grupos: Amizade, Taubaté, Aldo Chioratto, Aviação do Exército, Kimball O´Har e Brasil.
“Tenho grande prazer de anunciar a criação de um novo grupo escoteiro, Tropa Sênior Autônoma Abaeté, ocorrido no sábado (21), idealizada pelo chefe Frederico Leal”, disse Chico Saad.
Na ocasião, o vereador propôs uma homenagem ao movimento dos escoteiros da modalidade do ar que, em abril, completou 74 anos no Brasil. Foram entregues diplomas aos chefes Luiz Carlos dos Santos “Fumaça”, do Grupo Aviação do Exército; e Isabel Cristina Fonseca, do Grupo Brasil.
Homenageados
O escoteiro Ailton Campos de Moraes, do Grupo Brasil, foi o primeiro a receber o diploma. “Através de seus méritos conquistou 11 especialidades e ostenta com orgulho o cordão verde e amarelo e o [distintivo] Cruzeiro do Sul. Sempre foi um divulgador nato do movimento, devido à paixão pela aviação e o respeito e orgulho em ser um escoteiro do ar. É o único membro infantil do Clube de Aeromodelismo de Taubaté, como piloto de acrobacia em aeromodelo elétrico, e atuou nos aeroclubes de Pindamonhangaba e São José dos Campos”, destacou Chico Saad.
O escoteiro Leonardo Alcântara Weiger, do Grupo Kimball O’Hara, foi o segundo homenageado, e foi assim descrito pelo vereador: “Ele chegou no grupo em 2006, bastante tímido e reservado, mas foi dedicado às atividades, competitivo nos jogos e interessado em conquistas. Aos poucos, suas habilidades sobressaíram à timidez, e o jeito quieto deu lugar à simpatia e confiança, virando referência para os escoteiros mais novos. Hoje, como sênior, é submonitor da patrulha Kraô.”
Terceiro homenageado, o escoteiro Luiz Augusto de Paula Lima Zanotta, do Grupo Aldo Chioratto, ingressou no movimento como lobinho em 2001. “Destacou-se pela participação ativa em eventos internos, contando com o incentivo e apoio de sua família, bem como em eventos regionais e nacionais como o arte em Louveira (SP), Acampamento Regional de Patrulhas em Paulínia (SP), o Camporee Gaúcho e o Jamboree Nacional de Foz do Iguaçu (PR). Ao longo de sua vida escoteira conquistou especialidades de aeromodelismo, artes marciais e natação”, explicou o vereador.
Entre os escotistas, o primeiro homenageado foi Alex de Sá Silva, do Grupo Amizade. “Formado em Fisioterapia pela Faculdade Anhanguera, fez pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Ingressou como escoteiro em março de 1998 e é assistente da Alcateia Hathi. Participou de todas as atividades do ramo, atuou como coordenador da Coma D, conduziu a reforma da caverna do clã, organizou e conduziu com sucesso a Távola Pioneira, que contou com a participação dos clãs do Vale do Paraíba”, disse Saad.
Em seguida, o chefe escoteiro João Silvestre da Silva foi homenageado, e sobre ele, Chico Saad narrou: “É inspetor de qualidade. Morou em Presidente Prudente, onde era aluno do grupo escolar Pirapozinho. Participou da banda de música, tocando caixa. Mudou-se para Taubaté e ficou afastado do movimento, retornando em 1994. No Grupo, é assistente de alcateia e é chamado de Bagheera.”
Única mulher entre os homenageados, a chefe escoteira Patrícia Aparecida Bueno de Gouvêa Casarin iniciou suas atividades em 1982, aos 13 anos, no Grupo Amizade. “Naquela época, não havia o escotismo para jovens do sexo feminino. Assim, as pretendentes ingressavam como chefe escoteiro. No Grupo Amizade, participou da implantação do escotismo para jovens femininas. Foram aceitas como integrantes da alcateia duas meninas, formando assim a primeira seção escoteira mista de Taubaté.”
O vereador ainda falou sobre o chefe César Augusto Reche Ferreira, do Grupo Taubaté. Administrador de empresas na área hospitalar, é casado com a chefe Kátia Regina, com quem tem dois filhos, Luis Felipe, que tem 15 anos e é escoteiro, e Ana Luísa, de quatro anos, futura lobinha. “Além de escotista é radioamador, sócio da Atra (Associação Taubateana de Radioamadorismo), radioescotista, patrulheiro e coordenador de crescimento do 35º Distrito Monteiro Lobato”, destacou Saad.
Orador em nome dos escoteiros, César Augusto afirmou que o escotismo continua mais atuante do que nunca e busca por meio da educação não formal o desenvolvimento de cada jovem e seu potencial seguindo os princípios da lei escoteira.
“Temos que deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos, e é exatamente isso o que queremos. Para isso, somos guiados por uma promessa e uma lei com dez artigos, simplesmente positivos, mas que transformam a vida de quem a segue. É incrível como esse movimento de jovens coloca pessoas completamente diferentes, de lugares distantes, sem nenhuma relação entre si, sob o mesmo objetivo: o movimento escoteiro.”
Durante a solenidade, os hinos Nacional e de Taubaté foram executados pela Banda de Música da Base de Aviação de Taubaté, sob regência do maestro tenente Luiz Carlos Francisco.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário